Rio Sorocaba

Rio Sorocaba | Rep. Itupararanga

Rio Sorocaba

Um dos mais importantes rios do estado de São Paulo, o Rio Sorocaba já presenciou várias passagens históricas importantes.

Por ele partiram os bandeirantes nos séculos 17 e 18, que resultaram na exploração do Mato Grosso e na fundação de Cuiabá, por exemplo. Anos mais tarde, pesquisadores estrangeiros, artistas e naturalistas vieram ver nosso rio de perto. Até mesmo o imperador Dom Pedro II conheceu nosso rio, indo refrescar-se no Salto Botura-ti, a atual Cachoeira da Chave, em Votorantim.

Formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, cujas cabeceiras estão localizadas nos municípios de Ibiúna, Cotia, Vargem Grande Paulista e São Roque, ele desemboca no Rio Tietê, no município de Laranjal Paulista.

Na Serra de São Francisco, o Sorocaba forma um cânion onde está a barragem da Represa de Itupararanga, localizada em Votorantim, de cujas águas se abastece a cidade de Sorocaba. É considerado o maior e principal afluente da margem esquerda do Tietê.

“É considerado o maior e principal afluente da margem esquerda do Tietê.”

Despoluição do rio Sorocaba

Por muitas décadas, o Rio Sorocaba sofreu com a poluição, com o desmatamento e com a descarga de esgoto doméstico sem tratamento. Desde o ano 2000, a Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), tem desenvolvido o Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, um conjunto de ações que consistem na coleta, no afastamento e no tratamento de todo o esgoto produzido na cidade, livrando o leito do rio e dos córregos que nele deságuam dessa carga de dejetos.

As seis ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) em operação tratam 96% de todo esgoto que a cidade de Sorocaba produz, enquanto a ETE Aparecidinha vai responder pelos 4% restantes, que correspondem ao esgoto proveniente dos bairros Aparecidinha, Éden, Cajuru e Brigadeiro Tobias. Até o início do próximo ano a cidade terá 100% de esgoto tratado.

O sorocabano já tem motivos para comemorar. Hoje o rio tem vida e abriga uma variedade de animais, tanto na água quanto em suas margens. Peixes, patos, pássaros, garças, cágado, capivaras e até um jacaré, mostram que o Rio Sorocaba renasceu. E como nos velhos tempos, já é comum ver nos fins de tarde, pessoas pescando ao longo da Marginal.

Represa de Itupararanga

ARepresa de Itupararanga foi construída em 1911 pela Light (extinta empresa de energia elétrica paulista) e está localizada na Serra de São Francisco em Votorantim. A usina teve seu funcionamento iniciado em 1914, com potência instalada de 55 megawatts e produção média anual de 150 gigawatts. A barragem tem 415 metros de comprimento e metros de altura, com queda bruta de 206 metros e vazão máxima de 39,12 m³/s.

Abastece 100% de Ibiúna, 74% de Sorocaba, 92% de Votorantim e 32% de São Roque, entre outras cidades, e irriga propriedades agrícolas nos arredores.

A represa possui um lago com canal principal de 26 km de extensão e 192 km de margens, em uma área de 936 km². É um patrimônio econômico e ambiental de águas não poluídas, cercadas por trechos de mata também razoavelmente preservados.

“É um patrimônio econômico e ambiental de águas não poluídas, cercadas por trechos de mata também razoavelmente preservados.”