Praça Coronel Fernando Prestes

Praça Coronel Fernando Prestes

Praça Coronel Fernando Prestes

Antigamente chamada de Largo da Matriz, a Praça Coronel Fernando Prestes fica bem no coração da nossa cidade. Ali se encontram vários prédios históricos de Sorocaba, como o Gabinete de Leitura, o Sorocaba Clube, a sede central do Clube Recreativo e a majestosa Catedral Metropolitana de Sorocaba. Sua demarcação como Largo da Matriz foi definida em 1661, para trazer entretenimento e lazer para as famílias sorocabanas, tendo ido além, transformando-a em palco dos principais movimentos políticos e culturais que ocorreram no município.

Praça Coronel Fernando Prestes - Comemoração dos 357 anos de Sorocaba na Rua São Bento em 15 de agosto de 2011.

Ao seu redor, a cidade cresceu e se transformou. Nela foram erguidos os primeiros circos de cavalinhos, ocorreram as primeiras apresentações teatrais, foi construído o primeiro chafariz e também foi ali realizado o primeiro registro fotográfico de que se tem conhecimento em Sorocaba.

Ficou famosa a partir da década de 40 com o chamado footing, encontro de jovens aos sábados à noite. A juventude da época andava em filas no centro da praça, uma fila só de homens e outras duas ao redor só de mulheres, assim caminhavam em circulo para flertarem e, possivelmente se conhecerem, namorarem e casarem.

Ao longo dos mais de 350 anos de Sorocaba, a Praça passou por várias transformações. Mudou de tamanho, de nome, de visual, mas continua charmosa e aconchegante para receber seu povo.

Footing

Início da noite de sábado… Um banho demorado e revigorante, a melhor roupa, os sapatos bem polidos, a brilhantina esfregada nas palmas das mãos para amaciar os cabelos… As moças, desde o início da tarde já começavam a se preparar. O momento mais aguardado da semana, enfim chegava: o footing, terminologia romântica usada para denominar “paquera” entre rapazes e moças.